Notícias

Pesquisadores do Tocantins lançam livro sobre a qualidade do uso da água

21/03/2013 - Samila Bonilha

Pesquisadores do estado do Tocantins, vinculados a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) lançaram nesta quarta-feira, 20, o livro “Aqua: Avaliação da Qualidade do Uso da Água” na GEP livraria, em Palmas - TO. O livro é de autoria dos professores da Unitins Juliana Mariano Alves e Fred Newton da Silva Souza, juntamente com o professor da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Renato D’Agostini.

O livro aborda um método inovador de avaliação da qualidade do uso da água, formulado com rigor, distingue o bom e o mau desempenho socioambiental no uso da água com a precisão e a clareza indispensáveis para sua utilização efetiva, sendo um útil instrumento de gestão de políticas públicas. “Não se trata, neste livro, de destacar mais uma vez a importância da água para os seres vivos, nem sua possível escassez – e sim de estudar a qualidade do seu uso”, explica Juliana Mariano.

A importância deste livro, dos resultados de anos de pesquisa para o estado do Tocantins, é que ele se apresenta em uma condição de pioneirismo, propulsor por um movimento que começa a se fortalecer e tornar visibilidade, no sentido de transferir o foco da avaliação da água, percebendo que não é a água que tem problema, e sim a maneira que a mesma é utilizada.

FAPT

“A Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Tocantins – FAPT é uma reivindicação e um desejo muito antigo. Ela ter nascido, e está funcionando é um motivo de muito orgulho e muita honra para quem está fazendo pesquisa aqui no Tocantins. E a gente espera que ela seja efetiva naquilo que ela se compromete a fazer, para que assim gere resultados positivos para o desenvolvimento do Tocantins”, expressou Juliana.